Outdoor Decor: 4 Dicas de decoração de espaços exteriores

O calor está para ficar e mais do que nunca as varandas, os jardins e os espaços exteriores das nossas casas reclamam atenção!

Queremos decorar, mobilar e utilizar as nossas varandas e jardins, mas nem tudo é permitido no que toca à decoração de espaços exteriores.

Importa, pois, conhecer o espaço, a utilização pretendida e as características do meio envolvente para que a decoração do seu espaço exterior esteja harmoniosa e adequada ao seu fim.

Deixamos-lhe assim 4 DICAS DE DECORAÇÃO DE ESPAÇOS EXTERIORES que deverá ter em conta para o seu projeto:

1. Adequação ao espaço disponível

Na decoração de espaços exteriores, a primeira preocupação a ter em linha de conta é o espaço disponível. Os móveis e peças de decoração deverão ter o tamanho adequado, não só por uma questão estética e de equilíbrio visual, mas sobretudo para permitir a circulação de pessoas e uma utilização eficiente do espaço.

2. Cor e estilo da decoração

A cor é um dos elementos principais da decoração de qualquer espaço. A palete de cores escolhida para paredes, têxteis e peças decorativas, vai determinar o ambiente do seu espaço. Na escolha da cor para o seu espaço exterior, tenha em conta a área que tem disponível, os efeitos visuais que pretende criar ou realçar. Por outro lado, a decoração do espaço exterior deverá ser uma extensão do interior da sua casa, devendo haver harmonia e conexão entre ambos os espaços. A utilização do mesmo estilo de decoração, a utilização de uma mesma cor ou a opção por objetos dentro de uma mesma temática poderão estabelecer elos de ligação entre os dois espaços.

3. Utilidade, versatilidade e arrumação do mobiliário de exterior

Quando o sol desperta, vem a vontade de refeições ao ar livre, poufs e espreguiçadeiras para apanhar banhos de sol, camas de rede para dormir a sesta ou ler um livro, escorregas e piscinas para as crianças brincarem. Na escolha do mobiliário de jardim e de peças de grandes dimensões opte por artigos versáteis e verdadeiramente úteis. Lembre-se que em meados de Outubro, o sol recolhe e a chuva aparece. Terá de guardar num sítio abrigado todo o mobiliário e artigos de decoração até à próxima Primavera.

4. Iluminação e protecção solar

Uma das grandes dificuldades da decoração de espaços exteriores é a iluminação durante a noite e a protecção solar durante o dia. O mercado nacional e internacional oferece já um conjunto de soluções para todo o tipo de espaços e orçamentos: chapéus de sol, toldos, telas, pérgolas, lanternas, holofotes e velas. Use os pontos de luz para criar ambientes confortáveis e versáteis.

Já nos segue nas redes sociais? Não perca pitada em: facebook.com/homy.pt e em @blog.homy

Facebook
Pinterest
WhatsApp

Outros artigos