O que (realmente) precisa para o quarto de bebé?

Está grávida e a preparar o quarto do/a bebé? Então este post é para si!

Há uma grande probabilidade de se apaixonar por tudo o que é de bebé e criança! Mas nem tudo é realmente necessário e há que dosear lacinhos e laçarotes, folhos, móveis de apoio e utensílios pouco úteis.

O que precisa realmente num quarto de bebé?

São poucas as peças realmente necessárias num quarto de bebé. Aliás arriscaríamos a dizer que necessária mesmo é apenas uma, como em todos os quartos: a cama. Neste caso, o berço ou cama de grades.

Neste ponto, é importante ter em consideração que em muito pouco tempo as necessidades do seu bebé serão outras e portanto muitas das escolhas que fizer serão necessariamente temporárias.

Aposte em peças de mobiliário úteis, versáteis e duradouras. Quando planear o quarto do/a bebé, pense na rotina que irá ter e o que fará e em que divisão da casa irá fazer cada uma das tarefas. Amamentar, na sala?, no seu quarto? ou no quarto do bebé?

Um muda-fraldas é também outra peça essencial, ainda que vista algumas vezes o/a bebé no seu quarto ou mude a fralda a maioria das vezes no sofá da sala. Por esse motivo, mais do que um muda-fraldas propriamente dito, terá de guardar um espaço onde possa colocar um colchão/resguardo para servir de muda-fraldas. Assim, quando o/a bebé crescer poderá utilizar esse espaço para outro propósito e não fica com uma peça de mobiliário inútil.

Uma sugestão seria o topo de uma cómoda ou móvel de arrumação, este essencial para guardar todos os items de bebé, para além da roupa: fraldas, cremes, medicamentos, toalhitas, chuchas… Mantenha um caixote do lixo (pequeno, para não acumular) perto onde possa deitar fraldas e toalhitas utilizadas.

Outras peças que podem integrar o quarto do/a bebé serão uma poltrona (se tiver espaço e planear amamentar neste quarto), móveis de arrumação e de apoio, prateleiras para livros e caixas e organizadores (separar a roupa por idades, arrumar pequenos objectos e utensílios, etc.). E, claro, os primeiros brinquedos.

Por fim, e deixando a decoração (tão importante!) para outro post, salientamos apenas a importância da iluminação (preferencialmente suave e indirecta) e da climatização dos quartos de bebé, para garantir uma temperatura e qualidade do ar adequadas ao novo habitante lá de casa.

Mais dicas para a decoração do quarto de bebé, aqui.

Boa sorte e que seja uma fase em que aproveita muito o seu bebé!

quarto de bebé

quarto de bebé

quarto de bebé

quarto de bebé