Decoração de casamento: como planear

Uma das muitas coisas na to-do-list dos noivos na preparação do seu grande dia é a decoração de casamento.

Por ser um dia tão especial e uma oportunidade única de reunir família e amigos, num só dia e num só lugar, a decoração assume especial relevância e é uma preocupação de todos os noivos.

A primeira coisa a fazer quando se planeia a decoração de um casamento é escolher um espaço, de acordo com o número de convidados, a localização pretendida, as características, valências, funcionalidades e, claro, o orçamento.

A escolha do espaço reflecte já uma opção dos noivos quanto ao tipo de ambiente que querem para o dia do casamento: formal, clássico, moderno, natureza, praia…

Escolhido o local do evento, a decoração do espaço da cerimónia, de recepção dos convidados e do copo de água irá enriquecer e acentuar o ambiente que se pretende recriar.

Uma forma de obter inspiração para a decoração de um casamento é sem dúvida seleccionar imagens em revistas e na internet, criando um mood board que servirá de guião na altura de definir todos os elementos que vão compor a decoração do casamento.

Atualmente, a oferta de materiais e ideias é quase ilimitada, tornando difícil a escolha por um estilo de decoração.

Apesar da tendência generalizada de seguir o convencional, os noivos devem seguir o seu estilo pessoal, com o qual se sintam confortáveis no dia do casamento, em que serão o centro das atenções.

A decoração deverá assim refletir o modo de estar na vida do casal, não esquecendo, claro que é um dia de festa que nunca esquecerão!

Apresentamos alguns estilos que poderão estar representados nas decorações de casamento:

1. Decoração de casamento clássica:

2. Decoração de casamento moderna:

3. Decoração de casamento rústica:

4. Decoração de casamento cromática:

5. Decoração de casamento temática:

6. Decoração de casamento retro:

7. Decoração de casamento de inverno: